Quero ver quem consegue me responder vale 20 pontos A partir do sec. XQuero ver quem consegue me responder vale 20 pontos
A partir do sec. XV, os países ibéricos transformaram-se em agente privilegiados da descobertas e da ampliação do mundo conhecido, permitindo a expansão marítima e comercial da Europa.
Senso assim, explique:

A primazia dos estados ibéricos no processos de expansão marítima.
A política mercantilista ibérica aplicada à colonização da América.

ME AJUDEM PFVR!!!!!!!

1

Respostas

2013-09-27T21:02:14-03:00
ESTADOS IBÉRICOS NO PROCESSO DE EXPANSÃO MARÍTIMA:

Portugal e Espanha tinham localização geográfica privilegiada (saída para o mar), foram os primeiros países europeus a ter o Estado consolidado e centrado no poder real. Esse países também construíram escolas voltadas para o estudo da navegação, assim possuíam as melhores (mais bem projetadas) embarcações, além de um maior conhecimento em astronomia, matemática, cartografia, etc.


A POLITICA MERCATILISTA IBÉRICA APLICADA Á COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA:

Os países da península ibérica fizeram um tipo de colonização diferente para cada região da américa. 







Para as regiões de clima temperado foi feita uma colonização de povoamento, que se baseava em criar núcleos de povoamento com uma economia própria. Essas colonias tinham com objetivo defender uma região descoberta pela metrópole. 

Nas regiões tropicais foram feitas colonias de exploração, nas quais havia uma monocultura de artigos tropicais e com uma economia inteiramente dependente da metrópole. Essas colonias servirão como produtaras de artigos raros na Europa e de grande valor.