Duas empreiteiras trabalham na duplicação de uma estrada.Uma das empreiteiras duplicou 2/5 da estrada enquanto a outra duplicou 1/4 da estrada. Com isso as duas juntas já duplicaram 65 quilômetros. Qual é o comprimento total da estrada e quantos quilômetros ainda faltam duplicar?

como fazer opreraçao?

2

Respostas

2013-09-28T19:37:14-03:00
2/5x+1/4x=65

8x+5x=1300            13x=1300
        20                   x=100km
A melhor resposta!
2013-09-28T20:09:27-03:00
Considere "X" o total da estrada em km.
(2/5 + 1/4)x = 65 km  tira-se o mmc
(8 + 5)x/20=65km
(13/20)x=65km
x = 65 : 13/20 = 65 . 20/13 = 65/13 . 20 = 5 . 20 = 100 km → total da estrada
100 km - 65 km = 35 km → extensão que falta duplicar



2 5 2