Depois das explicações mitológicas o pensamento filosófico foi ganhando espaço entre os Gregos, mas não as superou. Mito e Filosofia convivem até os dias atuais.

Quais são as diferenças entre Filosofia e mito?


1. O mito se preocupava em narrar histórias de um tempo passado que não era possível precisar a época, sem explicar o presente. A Filosofia, diferentemente, procura explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro as coisas são como são.

2. O mito narrava a origem através de genealogias conflitos ou acordos entre deuses, já a filosofia se preocupa em explicações com bases racionais.

3. O fabuloso, o contraditório são características do mito, sendo a autoridade do narrador inquestionável, pois acreditava-se que era escolhido dos deuses para transmitir os mitos às pessoas. Já a Filosofia tem como princípio as explicações coerentes, racionais, não abrindo espaço para a fabulação. Não há autoridade divinamente estabelecida.

1

Respostas

2013-09-28T22:09:41-03:00
Pra falar a verdade as três alternativas estão corretas, mas a alternativa 1 na minha opinião está mais precisa.
O mito estabelecia uma explicação sem se preocupar com o presente(ou seja, como o indivíduo está ali, como ele chegou ali etc), e o mito só podia ser narrado pelo poeta Rapzoto(o escolhido), por isso a alternativa 3 também tem um pedacinho de verdade.
Já a filosofia, busca a explicação lógica, racional e coerente, busca explicar como e porque o indivíduo chegou onde está, e pra onde ele vai em seguida.
Espero ter ajudado.
(melhor resposta, se não incomodar.kk)