Como o sistema nervoso faz a integraçao do corpo com o ambiente

1
A função geral do sistema nervoso é captar estímulos do ambiente e escolher a resposta adequada. O sistema nervoso possui aproximadamente 86 bilhões de neurônios, sua principal célula. O neurônio está dividido em três partes: dentritos, corpo celular e axônio. O estímulo externo chega aos dentritos e passa a se chamar potencial de ação, atravessa o corpo celular e o axônio, que está conectado direta ou indiretamente com outro neurônio, esse processo é chamado de propagação do impulso nervoso.
O impulso nervoso é classificado em: impulso contínuo, se não houver bainha de mielina no axônio; ou saltatório, se houver neurofibra (ou axônio) mielinizada (com bainha de mielina). A bainha de mielina é formada pela Célula de Glia e exerce função de isolante elétrico, aumentando a velocidade de propagação do impulso ao longo do axônio.

Respostas

2013-09-29T14:27:53-03:00
O sistema nervoso detecta estímulos externos e internos, tanto físicos quanto químicos, e desencadeia as respostas musculares e glandulares. Assim, é responsável pela integração do organismo com o seu meio ambiente.Ele é formado, basicamente, por células nervosas, que se interconectam de forma específica e precisa, formando os chamados circuitos neurais. Através desses circuitos, o organismo é capaz de produzir respostas estereotipadas que constituem os comportamentos fixos e invariantes (por exemplo, os reflexos), ou então, produzir comportamentos variáveis em maior ou menor grau.Todo ser vivo dotado de um sistema nervoso é capaz de modificar o seu comportamento em função de experiências passadas. Essa modificação comportamental é chamada de aprendizado, e ocorre no sistema nervo do através da propriedade chamada plasticidade cerebral.
2 5 2