Respostas

A melhor resposta!
2013-10-01T18:06:23-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
An=a1+(n-1).r
an=2+(30-1).3
an=2+29.3
an=2+87
an=89


sn30=(2+89).30/2
sn30=91.30/2
sn30=2730/2
sn30=1365
7 3 7
Obrigado pela melhor resposta :)
2013-10-01T18:12:55-03:00
Primeiro vamos anotar as informações disponíveis no enunciado:

a_1=2\hspace{2.0cm}r=5-2=3\hspace{2.0cm}n=30

Agora, devemos calcular a_{30}. Faremos isso a partir da formula do termo geral:

a_n=a_1+(n-1)r\\\\
a_{30}=a_1+(30-1)r\\\\
a_{30}=2+29\cdot3\\\\
a_{30}=2+87\\\\
a_{30}=89

Agora podemos calcular a soma dos termos desta PA:

S_n=\dfrac{(a_1+a_n)n}{2}\\\\
S_{30}=\dfrac{(a_1+a_{30})30}{2}=(2+89)15=91\cdot15\\\\
\boxed{S_{30}=1365}

5 4 5