(...) a notícia, enquanto gênero que emerge de um processo social, que corresponde a uma esfera da atividade humana, não pode ser pura e simplesmente um texto informativo, reflexo da verdade. A notícia é, nesse viés, um gênero que manifesta os posicionamentos do seu locutor e porque não dizer da esfera que a veicula, pois a estrutura composicional, as escolhas lexicais estão em consonância com as intenções de quem escreve que, por sua vez, está inserido em uma esfera social, corroborando com o discurso desta. Considerando o texto acima, avalie as afirmações seguintes: I. A notícia enquanto gênero jornalístico é oriunda do processo individualizado de produção de informações e depende unicamente da formação e senso crítico de quem a formata. II. A notícia deve ser em seu todo um texto absolutamente informativo, refletindo unicamente a verdade, sem se contaminar com as convicções do jornalista. III. A elaboração de uma notícia dialoga continuamente com as intenções do jornalista, do veículo noticioso e da própria sociedade em que a noticia é veiculada.

1

Respostas

2013-10-02T23:07:01-03:00
I-  Esta alternativa mostra-se incorreta quando diz ''depende *unicamente da formação e senso critico de quem a formata (o jornalista)''  pois não depende só dele.
II- Está errada, olhe no texto ''não pode ser pura e simplesmente um texto informativo'', esta alternativa contradiz essa ideia.
III- Esta alternativa está perfeitamente correta.

3 3 3
valeu Fabio
Otario sua resposta esta errada
Resposta correta

opinião / vocabulares / interesses.
resposta
opinião / vocabulares / interesses
resposta
opinião / vocabulares / interesses.