Respostas

2013-10-02T15:29:55-03:00
Uma substância pode transformar-se em outra por meio de uma reação química. Toda reação química implica numa alteração das ligações químicas que formam uma molécula e numa variação das forças intermoleculares que atuam no sistema. Para que a reação química ocorra é necessário que o balanço energético destes dois fatores tenha saldo positivo.
Conhecer como se processará uma reação química implica no controle de muitas variáveis como pressão, temperatura, concentração e características físicas dos reagentes e catalisador e a análise dos produtos formados.
A velocidade de formação dos produtos é estudada na cinética química. As energias envolvidas durante a reação química é estudada na termodinâmica química. Não basta que o balanço energético seja favorável (aspecto termodinâmico) para que a reação aconteça, é necessário que a velocidade de formação de produtos ocorra numa escala de tempo conveniente (aspecto cinético), caso contrário a reação química pode nem ser observada.


Se você "queimar" a matéria, você obtém calor e luz. Numa reação química, você também obtém calor (se a reação for exotérmica) ou eletricidade (uma pilha, por exemplo). Aquecendo a matéria, você obtém energia luminosa. Se você comprime uma mola, você estará armazenando energia mecânica.
Quando você "queima" a matéria, você pode transformar o calor em energia elétrica, por meio do aquecimento de algum líquido, que vai "rodar" um gerad
2 5 2