ola voce pode meajudar com esse ploblema um jardineiro tem que plantar 434 arvores em uma semana . Ele trabalha de segunda feira a sexta feira . na segunda feira ele planta uma certa quantidade de arvores , na terça feira ele planta dobro que plantou na segunda feira , e assim por diante plantando o dobro que plantou no dia anterior até chegar na sesta feira . quantas planta ele plantou na segunbda feira ? com a conta por favor

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-10-02T17:49:19-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
2ª = x
3ª = 2x
4ª = 4x
5ª = 8x
6ª = 16x

então soma-se tudo:
x + 2x + 4x + 8x +  16 x  = 434
31x = 434
   x= 434 / 31
    x= 14
portanto ele plantou na 2ª feira 14 árvores
2 5 2
obrigado *--*
espero que tenha entendido da maneira que coloquei a resolução
sim me addd la
2013-10-02T17:49:46-03:00
Chamando de X o número de árvores que ele plantou na segunda-feira:
Segunda: X
Terça: 2X
Quarta: 2.2x = 4X
Ou seja, percebemos que isso forma uma PG de 5 termos razão 2 e com A1 = X

Como o total é 434, vamos usar a fórmula de somatório da PG:
Sn = A1(1-qn)/(1-q)
434 = X(1-25)/(1-2) = X(1-32)/(1-2) = 31X —> X=434/31=14
2 3 2