Leia o texto abaixo: A Educação Ambiental visa fomentar a mobilização e participação dos diversos agentes sociais presentes, no sentido resolver os problemas sanitários e ambientais vivenciados cotidianamente pelo conjunto da população. A Educação Ambiental pode ser vista como um processo de transformação do sujeito, que ao transformar-se, modifica seu entorno e vice-versa. A transformação dos sistemas sociais só é possível mediante a transformação dos seres humanos que os configuram. Os serviços de saneamento estão relacionados de forma indissociável à promoção da qualidade de vida, bem como ao processo de proteção dos ambientes naturais, em especial dos recursos hídricos. Nesse sentido, é imprescindível desenvolver ações educativas que possibilitem a compreensão sistêmica que a questão exige e estimular a participação popular, engajada e consciente, no enfrentamento dessa questão. O processo de educação ambiental em sua vertente transformadora acontece no momento em que a população, ao olhar de forma crítica para os aspectos que influenciam sua qualidade de vida, reflete sobre os fatores sociais, políticos e econômicos que originaram o atual panorama e busca atuar no seu enfrentamento. Disponível em: <http://www.unipacvaledoaco.com.br/ArquivosDiversos/saneamento_e_educacao_ambiental.pdf>. Acesso em: 05 ago. 2013 Considerando a importância da temática “Educação Ambiental”, proponha duas ações educativas que venham a contribuir com a melhoria nos serviços de Saneamento Básico. Apresente argumentos que deem suporte a sua resposta.

1

Respostas

2013-10-02T19:29:02-03:00
Reciclagem é uma boa ação, em vez de jogar no lixo reaproveitar coisas que podem ser recicladas.
Não jogar lixo em terrenos vazios ou em rios ou na rua, também é um bom argumento, a coleta seletiva também é outro.
1 1 1
Tendo em mente que as ações visam mobilizar a sociedade em projetos destinados a auxiliar no saneamento básico, podemos apontar em primeiro lugar a conscientização da população em não jogar lixo em ruas ou terrenos baldios, nem no meio ambiente, como em fundos de vale, rios, matas nativas... Outro ponto importante é a coleta seletiva, a reciclagem auxilia e muito na preservação do meio ambiente e na destinação adequada do lixo produzido em casas e em industrias, em vez de simplesmente jogar no l
no lixo podemos reaproveitá-lo transformando em produtos úteis no dia a dia e diminuindo o consumo de matéria prima, mas para educação ambiental auxiliar na melhoria do saneamento básico é necessário criar uma consciência em toda população, mobilizando e realmente colocando em prática essas iniciativas.