UUUURGEENTE
Alguém que saiba sobre o livro "O Cortiço".. poderia me ajudar a responder a essas questões ???
01 - Destaque uma passagem em que a caracterização do ambiente fornece ao leitor elementos para a caracterização das figuras humanas.

02 - Os naturalistas foram acusados de explorar “os aspectos mais sórdidos da sociedade, os ambientes viciosos em que as classes baixas aparecem na consumação de seus delitos instintivos”. Você concorda com essa crítica ? Por quê ?

1

Respostas

2013-10-02T23:19:48-03:00
1. “E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração, que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, e multiplicar-se como larvas no esterco.”

2. Sim, pois um dos aspectos do naturalismo é reduzir o comportamento humano ao animal,ações baseadas no mero instinto(isso é chamado zoomorfismo).Por exemplo, no trecho a seguir:

"Os policiais, vendo que ela se não despachava, desembainharam os sabres. Bertoleza então, erguendo-se com ímpeto de anta bravia, recuou de um salto e, antes que alguém conseguisse alcançá-la, já de um só golpe certeiro e fundo rasgara o ventre de lado a lado.E depois emborcou para frente, rugindo e esfocinhando moribunda numa lameira de sangue."

Esse recurso era usado com a intenção de mostrar como a raça, o meio e a época histórica determinam o comportamento do homem e podem degradá-lo (isso é chamado determinismo, teoria muito em voga no século XIX, época na qual o livro foi escrito). Neste trecho, Bertoleza, a negra que não conseguiu escapar da escravidão, tomada pelo medo e pela raiva de ser traída por seu amo/amor comportou-se como um animal,tirando sua própria vida de uma forma grotesca.

2 5 2