Um professor de português sugeriu em uma classe a leitura dos livros helena,de machado de assis,e de Iracema,de josé de alencar. vinte alunos leram helena,15leram só iracema ,10 leram os dois e 15 não leram nenhum deles
quantos alunos leram Iracema?
quantos leram só Helena?
qual o numero de alunos nessa classe?

2

Respostas

2013-10-03T12:17:44-03:00
25 alunos leram Iracema.
30 alunos leram Helena.
45 alunos há nessa classe.
A melhor resposta!
2013-10-03T12:20:25-03:00
Pra resolver esse exercício, temos que resolver por conjunto.
Então fica: 10 leram os dois, 10 leram Helena (que somando com os que leram os dois e os que leram Helena é 20, como no enunciado), se 15 leram Iracema ( dos que leram os dois 10 leram Iracema tbm, então fica: 5 leram Iracema) e 15 não leram nenhum deles...
Resultado: 10+10+15+5 = 40 alunos na sala.
Espero ter ajudado.
1 5 1