Respostas

2013-10-05T15:29:52-03:00






A formação de uma estrela começa com uma instabilidade gravitacional dentro da nuvem molecular, cujo gatilho são frequentemente ondas de choque provenientes de supernovas (grandes explosões estelares) ou da colisão de duas galáxias (como uma galáxia starburst). Quando uma região atinge uma densidade de matéria suficiente para satisfazer os critérios para aInstabilidade de Jeans, ela começa a colapsar sob a sua própria força gravitacional.
_______________________
Buraco negro

São objetos teóricos, hoje comprovados, previstos pela teoria da relatividade geral de Einstein e que têm como principal característica a enorme atração gravitacional. De acordo com a relatividade geral, a gravidade é criada pela distorção do espaço-tempo, criando uma espécie de depressão no mesmo. O buraco negro, como o nome sugere, cria um buraco tão profundo no espaço-tempo que é impossível que as coisas saiam de seu interior. Até a luz é curvada e sugada pela forte atração gravitacional dos buracos negros.
A essência de sua enorme força gravitacional está na estonteante quantidade de matéria comprimida em um espaço muito pequeno. Se pudéssemos comprimir a Terra em um tamanho suficientemente pequeno, ela se tornaria um buraco negro, pois seu tamanho iria se aproximar de zero e sua densidade subiria. Esse fenômeno é encontrado também, embora em menor magnitude, nas estrelas de nêutrons, cuja densidade de sua superfície é extremamente alta, podendo ser milhões de bilhões de vezes mais fortes que o aço, porém não são pequenas o suficiente para se tornarem buracos negros.