Respostas

A melhor resposta!
2013-10-05T16:19:21-03:00
O advérbio é a palavra invariável que determina os verbos, os adjetivos e outros advérbios numa oração. Além da função determinante, o advérbio também atribui circunstâncias a essas palavras. De acordo com a circunstâncias  que atribui, é dada a classificação ao advérbio. 
As circunstâncias expressas pelo advérbio são de: 
Tempo, Lugar, Intensidade(quantidade), Modo, Afirmação, Negação, Dúvida ,entre outras.  
Exemplos:  Maria chegou hoje de Lisboa. 
(Hoje é advérbio de tempo)
Exemplo 2: O fato é muito bem feito.   
(Muito é advérbio de Intensidade. E Bem é advérbio de Intensidade também.)
1 5 1
2013-10-05T21:28:01-03:00
Os advérbios de modo, em sua maioria, são terminados pelo sufixo -mente. Este sufixo se junta à forma feminina dosadjetivos.Mas por que são chamados advérbio de modo?Eis a resposta histórica:Dos advérbios latinos, originados, na maior parte, de nomes ou pronomes, poucos passaram às línguas românicas. Enriqueceram-se estas todavia com algumas formações desconhecidas do latim literário, com várias criações novas e, em especial, com os advérbios em –mente que se tiram de adjetivos. O trabalho de Eneida Bonfim, Advérbios (1988), traz o estudo de Pottier, que defende que os legítimos advérbios são os de modo, verdadeiros qualificadores (modificadores) verbais, sustentando a teoria de que o advérbio está para o verbo, assim como o adjetivo está para o substantivo.Exemplos:Provavelmente, a carga tributária continuará se elevando.É certamente difícil a disputa em concursos públicos.Mais investimento em educação é uma iniciativa extremamente importante.Crianças em situação de risco ficam em condições terrivelmente cruéis.Porém, não podemos esquecer de enfatizar que nem todas as palavras terminadas em -mente são advérbios de modo.Além dos Advérbios de modo, também podem terminar em -mente os advérbios:de dúvida (provavelmente, possivelmente);de intensidade (excessivamente, demasiadamente);de tempo (imediatamente, diariamente);de afirmação (certamente, realmente);de ordem (primeiramente, ultimamente).Podem construir-se inúmeros advérbios com a terminação –mente. Basta juntar essa terminação a um adjetivo:Exemplos:feliz  felizmente;português  portuguesmente;duro ou dura —duramente;teimoso ou teimosa  teimosamente;rico ou rica  ricamente.Quando se empregam sucessivamente dois ou mais advérbios terminados em –mente, só no último é que a terminação aparece:Exemplo:João apresentou-se pobre, triste e humildemente, por causa do que tinha acontecido.Outros exemplos de advérbios de modo:Vê como eu disponho os objectos do toucador. Amanhã vais dispô-los assim.Esse lenço está bem lavado, mas este está mal, e aquele também.Vai devagar, olha que assim podes cair.Este caminho está melhor calcetado, aliás não viríamos por ele, porque um piso mal arranjado dificilmente se suporta.Cheguei apressadamente, porque é tarde.