Observando a realidade do Brasil, especialmente se comparada com outros países, cujo IDH é considerado muito alto, como Irlanda, Noruega e Austrália, analise criticamente os números e aponte uma solução para o caso brasileiro. Nosso IDH (que é composto de: expectativa de vida, renda e educação) representa a realidade? O que precisaríamos fazer para elevá-lo mais ao nível de países desenvolvidos?

1

Respostas

2013-10-05T21:34:11-03:00
Boa noite.

Observamos o seguintes detalhes destes países:
Noruega: 0,955
Austrália: 0,938
Irlanada: 0,916
Brasil: 0,73

Aposição do Brasil no ranking Mundial é 85º.

Analisando os dados destes países em educação, saúde, infraestrutura e assim por diante mostram que o Brasil carece de conhecimento para investir recursos nestas áreas. É sério. O Brasil é um dos países que mais investe em educação segundo o ranking da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico)  estamos em 5º lugar.  Em saúde investimos apenas 8,7% comparado a Noruega que investe 86%. O crescimento populacional não acompanha o investimento aplicado. Leva-se em consideração a mesma coisa com a saúde e o controle da inflação.

Dona Dilma e Cia fizeram a economia do Brasil crescer com o aumento do consumo de bens, produtos e serviços, mas ela esqueceu de dar uma mãozinha à nossa infraestrutura e grandes investimentos que podiam ser feitos em construções, planos e demais planejamentos ficaram a deriva. Ok, vamos aplaudir a presidente Dilma. A nossa renda aumentou nestes anos, mas será que as pessoas querem mais uma TV de Plasma com juros baixos no cartão de crédito ou ingressar numa faculdade pública com qualidade? Queremos os principais portos do Brasil com infraestrutura de primeiro mundo ou quedas de preços de produtos da linha branca (eletrodomésticos)?

A verdade é que os nosso recursos não são bem aplicados. Eles olham a quantidade e não a qualidade. O Brasil precisa de um planejamento melhor de aplicação dos recursos para elevar o seu IDH.

Espero ter ajudado.





1 5 1