Respostas

2013-10-07T17:12:21-03:00
O X equivale ou vale-se mesmo no resultado a 7
1 3 1
A melhor resposta!
2013-10-07T17:19:54-03:00
Note que 9^{x}=(3^{2})^{x}=(3^{x})^{2}, pelas propriedades das potências. Fazendo 3^{x}=y temos o seguinte:

y²-y = 72 => y²-y-72=0
\Delta = 1-4.(-72)=289
y=\frac{1+/-
 \sqrt{289}}{2}=> y= \frac{1+/-17}{2}=>y=9 (ignorei a raiz negativa porque y=3^{x} e 3^{x} nunca é negativo)

Daí 3^{x}=9=3^{2}=>x=2, logo x²+5=9
3 5 3