Como resolvo essa equação de 1º grau:

1. Em uma classe de sétimo ano de um colégio há 48 alunos, sendo q o dobro do nº de meninos é igual ao triplo do número de meninas mais 6. Qnts meninos e qntas meninas há nessa classe?

obs. é pra uma prova q terá quarta.

2

Respostas

2013-10-07T17:20:34-03:00
X = meninas
y=meninos

x+y=48
2y=3x+6

1º passo:
x=48-y
2º passo:
2y=3(48-y) + 6
2y=144-3y+6
5y=150
y=150/5
y=30
3º passo:
x=48-30
x=18
1 5 1
Obrigada.. a compreensão da sua foi melhor.
e mais curta..
A melhor resposta!
2013-10-07T17:24:20-03:00
Meninos = Y
Meninas = X
X+Y=48
2Y=3X+6
Repare que há duas equações, envolvendo duas variáveis.
Pegamos a primeira equação e isolamos o X:
X=48-Y
Agora substituímos na segunda equação:
2Y=3(48-Y)+6
2Y=144-3Y+6
2Y+3Y=150
5Y=150
Y=150/5
Y=30
Para achar o X, é só substituir o Y encontrado em qualquer uma das duas primeiras equações:
X+Y=48
X+30=48
X=48-30
X=18

Meninos= 30
Meninas= 18
2 5 2