Respostas

2013-10-08T16:32:28-03:00
ocorreu por mudanças sociais,econômicas e políticas que ocorrem nas regiões.
1 5 1
2013-10-08T16:52:54-03:00
A economia canavieira açucareira foi de suma importancia para a organização do espaço geografico brasileiro, sobretudo no que hoje conhecemos como nordeste.
havia uma cooperação (Solidariedade intraclasse) entre o senhor de engenho (Dono do aparato que servia para processar a cana e transformar em açúcar) e o lavrador de partido (plantador de cana que não tinha o engenho. Essa economia era altamente dependente do mercado externo e também possuía capacidade de se adequar às oscilações de mercado deslocando os escravizados para outras culturas (subsistencia) nos períodos de açúcar em baixa.
Devido a essa capacidade de adequação, a Cana possui capacidade alta de fixação das classes senhoriais no espaço, ou seja, procuremos as famílias que são elites no nordeste hoje e verificaremos que estão há alguns séculos nessas posições.
Ter Engenho, significava ter poder de aglutinação e negociação política, além de subordinar os demais produtores. Assim se formaram coronéis e, mais tarde, nossos municípios também. o escoamento da cana era feito diretamente para o mercado externo.

1 5 1