Respostas

2013-10-08T22:31:32-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Caro Almeida, 

Militares no Governo do Brasil foi uma questão comum desde o início de nossa república, pois o primeiro presidente era um militar, o marechal Manuel Deodoro da Fonseca. Golpes envolvendo os militares são comuns em diversos países, principalmente na América Central e Latina, bem como na África.

Se você se refere ao Golpe Militar de 1964, o que ocorreu foi a tomada do poder pelos militares em razão das discordâncias com os representantes democraticamente eleitos no Brasil, principalmente em razão da Guerra Fria e do receio de que o nosso país se tornasse socialista.

Houve um forte apoio e treinamento por parte dos Estados Unidos, que apoiou a instalação de ditaduras em diversos países da América Latina, tais como o Brasil, a Argentina e o Chile.

As pessoas que eram contrárias ao regime militar foram assassinadas, expulsas do país, ou silenciadas de diversas maneiras. Por exemplo, uma parente minha que estava com um livro "A capital" foi morta, pois pensavam que era o livro "O capital", tido como subversivo naqueles tempos.

O povo, ao contrário do que muitos dizem, não se calou e continuou lutando através de passeatas, resistências, sequestro de embaixador americano, dentre outros procedimentos que tornaram possível o Brasil voltar a ser um país democrática. 

Infelizmente, muito do que foi realizado no período ditatorial no Brasil ainda permanece, como algumas leis, concessões de televisão (A rede Globo), dentre outras. Cabe a todos nós lutar para a consolidação da democracia participativa e de direito em nossa sociedade, cujo nascimento, oficialmente, ocorreu com a Constituição Federal de 1988, por estabelecer a organização do governo, bem como os direitos e deveres dos cidadãos brasileiros.