“Stalingrado...
Depois de Madrid e de Londres, ainda há grandes cidades!
O mundo não acabou, pois que entre as ruínas
outros homens surgem, a face negra de pó e de
pólvora,
e o hálito selvagem da liberdade dilata
os seus peitos,
Stalingrado, seus peitos que estalam e caem, enquanto outros, vingadores, se elevam.
[...]
Stalingrado, miserável monte de escombros,
Entretanto resplandecente!
As belas cidade do mundo contemplam-te em pasmo silêncio.
Débeis em face do teu pavoroso poder,
[...]
Sinto-te como uma criatura humana, e que és tu,
Stalingrado, senão isto?
Uma criatura que não quer morrer e combate,
Contra milhões de braços e engenhos mecânicos a criatura combate,
Contra o frio, a fome, a noite, contra a morte a criatura combate, e vence.
As cidades podem vencer,
Stalingrado!
[...]
” Os trechos do poema de Carlos Drummond de Andrade referem-se à cidade russa, localizada às margens do Rio Volga, que foi palco de uma das mais sangrentas importantes batalhas, travadas na:
a) Revolução Russa;
b) Guerra da Criméia;
c) Segunda Guerra Mundial;
d) Primeira Guerra Mundial;
e) Guerra napoleônica contra a Rússia.

2

Respostas

2013-10-09T20:18:31-03:00
A melhor resposta!
2013-10-09T20:30:14-03:00
C) Segunda guerra mundial

Obs: A chamada Batalha de Stalingrado ocorreu em 1942, iniciada por bombardeios alemães. Empenhando todas as suas forças para invadir Stalingrado(União Soviética), o exercito alemão acabou se desgastando e consequentemente sendo derrotado, fato que possibilitaria aos soviéticos a retomada da sua cidade.
1 5 1