Respostas

2013-10-10T13:42:27-03:00
Características: 
a) Os árcades propunham o retorno aos modelos clássicos, porque 
neles encontravam o equilíbrio dos sentimentos por meio da razão,
que seria a força controladora dos excessos. 

b)Buscavam uma linguagem simples, com períodos diretos e vocabulário fácil, sem o uso exagerado de figuras de linguagem, cortando tudo oque fosse inútil, desnecessário.

c) Exaltavam a virtude, a humildade, o comedimento. Seus heróis eram sempre pastores anônimos e felizes. ( “fugere urbem” - fugir da cidade, da civilização )

d) Os árcades acreditavam que somente no contato com a natureza, com o “locus amoenus”, “lugar ameno” o homem poderia alcançar o equilíbrio e a espiritualidade. Numa época em que acontecia o crescimento das cidades, através do acelerado processo de industrialização, o Arcadismo pregava a volta à vida simples do campo. Daí a freqüência de temas pastoris e cenas campestres durante todo esse período. É importante observar que essa natureza correspondia a um cenário artificial, criado pelo poeta, que fala de riachos cristalinos, lindos campos, relva verde, mas que se encontra em pleno centro urbano, é o chamado “fingimento poético no Arcadismo” , observado por vários estudiosos.

e) Convencionalismo, ou seja, as frases feitas, os clichês e os lugares comuns. Como: as ovelhas, os pastores eas pastoras, os montes, as ninfas e todos os demais elementos da natureza artificial era criada pelo poeta árcade. Esse convencionalismo torna a poesia árcade, de uma maneira geral, marcada pela pouca expressividade e artificialismo.
2 4 2