12)em um triangulo retangulo, a medida de um angulo agudo e o dobro da medida do outro. Qual e a medida de cada angulo agudo?

outra pra ajudar: http://brainly.com.br/tarefa/163222

2
Obrigado pessoal , se puder façam as outras, dareimelhor resposta pra que eu achar melhor, porem as duas estao otimas, obg.

Respostas

2013-10-10T15:48:14-03:00
Ângulo agudo é oque possui medida menor do que 90°. Foi dito que a medida de um ângulo é o dobro de outro. 2x°. Já se sabe  a medida de um dos ângulos 90°.
90+x+2x=180
3x=180-90
3x=90
x=90/3
x=30°

as medidas de cada ângulo são 30° 60° e 90°.
1 5 1
A melhor resposta!
2013-10-10T15:51:59-03:00
Angulo agudo (x)
Outro angulo agudo (2x)
Como é um triangulo a soma de seus ângulos internos é 180º e, como é retângulo tem um angulo de 90°, equacionando fica assim:

2x+x+90=180
3x=180-90
x=90/3
x=30º

A medida de um angulo agudo é 30º e a do outro é 60º;
2 5 2