Disponível em: <http://www.canalminassaude.com.br/noticia/enchentes-e-enxurradas-facilitam-a-transmissao-da-hepatite-a/>. Acesso em: 05 ago. 2013
Analise a charge abaixo:DOENÇAS COMUNS NO PERÍODO DE CHUVAGripes,Analise a charge abaixo:
DOENÇAS COMUNS NO PERÍODO DE CHUVA
Gripes, Dengue, Cólera, Febre Tifoide, Diarreia, Hepatites A e E, Pneumonias, Leptospirose.

Qual a temática evidenciada na charge? Comente as causas principais de sua ocorrência, posicionando-se sobre a questão.

1

Respostas

2013-10-11T15:16:43-03:00
A charge mostra a explosão de doenças causada pelo período de chuvas,seja com a proliferação dos focos de dengue,com a aglomeração de pessoas em locais fechados(facilitando o aumento de gripes e resfriados) ou ainda por enchentes e ,que são comuns em muitos locais e trazem uma enxurrada de água(geralmente poluída) e consequentemente,de doenças.

Como não podemos conversar com São Pedro,ou alterar condições climáticas,devemos investir em conscientização( não tenha contato com água contaminada,cuidado com os alimentos e feridas,lave tudo muito bem....) e investir em saneamento básico,a fim de controlar e reduzir esses casos periódicos de doentes.
2 4 2
obg ;)
A charge em questão nós mostra várias doenças causadas ou transmitidas nos período de chuvas, seja com o aumento de local com focos de dengue, seja com a concentração de pessoas em locais fechados, sem ventilação, o que facilita o contagio de resfriados e/ou gripes ou até mesmo por meio de enchentes, esta ultima muito comum em grandes centros urbanos e locais com mau escoamento das águas da chuva, que trazem enxurradas de água poluída e juntamente com ela várias doenças.
O caminho então seria cobrar dos governos mais investimento tanto no saneamento básico, possibilitando um melhor escoamento das águas e tratamento adequado do esgoto e do lixo, quanto em conscientização da população para evitar o contato com água contaminada e tomar as precauções necessárias para evitar o contágio e a transmissão de várias doenças.