A conscientização faz do homem um ser social, relacionado com o mundo e consigo mesmo. Logo, somos realmente críticos ou apenas somos “do contra”?
Assinale a alternativa correta que representa o pensamento crítico. Alternativas

1 - O pensamento crítico está representado pelo posicionamento reducionista, ou seja, limitado e sem a visão de outros aspectos sobre qualquer tema que esteja sendo abordado.
2 - O pensamento crítico é sempre representado pelo posicionamento contrário. 3 - Capacidade de examinar e avaliar detalhadamente uma idéia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou científica. 4 - O pensamento crítico se alcança de forma espontânea. 5 - O pensamento crítico é o resultado do senso comum

1

Respostas

2013-10-13T17:13:27-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cara Daita, 

É necessário, primeiro, estabelecer o que significa "ser crítico". A crítica consiste em uma avaliação de algo, de um comportamento, ou acontecimento. 

Ela não precisa ser negativa. Você poderia substituir o termo "crítica" por apreciação ou análise. O essencial é que a opinião esteja bem argumentada e justificada. 

Portanto, ser "do contra" não significa ser crítico. Pode ser apenas mau humor mesmo para que a pessoa não concorde ou não acredite em nada. ^^

Quanto à análise de como somos enquanto seres humanos, sermos críticos é uma qualidade intrínseca de nossa espécie. Entretanto, ser um bom crítico exige conhecimento, dispondo de tempo e experiência para uma boa análise acerca do assunto.

Esse é um dos grandes desafios da educação: permitir a formação de um indivíduo crítico, com capacidade de analisar os acontecimentos e a realidade e, assim, lutar para que as mudanças necessárias sejam realizadas.

Analisando cada uma das alternativas, temos:

1 - O pensamento crítico está representado pelo posicionamento reducionista, ou seja, limitado e sem a visão de outros aspectos sobre qualquer tema que esteja sendo abordado. [Errado, pois o pensamento crítico não é representado pelo posicionamento reducionista]

2 - O pensamento crítico é sempre representado pelo posicionamento contrário.  [Errado, pois o pensamento crítico pode concordar com o que é dito]

3 - Capacidade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia  um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou científica. 
[Correto, pois o pensamento crítico consiste, essencialmente, em uma análise ou apreciação bem argumentada].

 4 - O pensamento crítico se alcança de forma espontânea. 
 [Errado, pois o pensamento crítico requer conhecimento, prática, e dedicação]

5 - O pensamento crítico é o resultado do senso comum. 
[Errado, pois requer conhecimento, prática, e dedicação. Deve, portanto, ser diferente do senso comum, ao menos no aspecto de argumentação ]
1 5 1