Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-10-12T16:12:15-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Vamos lá. Para calcular a área de um triângulo no plano cartesiano, basta a gente calcular determinante com os pontos deste triângulo.

Portanto, a área do ABC fica da seguinte forma:

D = \begin{vmatrix}
2 & 3 & 1 \\ 
3 & 4 & 1 \\ 
4 & 6 & 1 
\end{vmatrix}

Como você pode perceber, montamos a matriz da seguinte forma: Em cada linha colocamos as coordenadas dos pontos. Na 1° colocamos do ponto A, na 2° do B e na 3° os do ponto C. Depois só completamos com 1. Agora calculamos o determinante.

Para facilitar o calculo do determinante de uma matriz e ordem 3, repetimos a 1° e 2° pois só podemos multiplicar de 3 em 3.

D = \begin{vmatrix}
2 & 3 & 1 \\ 
3 & 4 & 1 \\ 
4 & 6 & 1 
\end{vmatrix} \left.\begin{matrix}
2 & 3 \\ 
3 & 4 \\ 
4 & 6
\end{matrix}\right|
\\\\\\
D = (2 \cdot 4 \cdot 1) + (3 \cdot 1 \cdot 4) + (1 \cdot 3 \cdot 6) - (1 \cdot 4 \cdot 4) - (2 \cdot 1 \cdot 6) - (3 \cdot 3 \cdot 1)
\\\\
D = 8+12+18-16-12-9
\\\\
D = 38-37
\\\\
D = 1

Então, a área será:

A = \frac{|D|}{2}
\\\\
\boxed{A = \frac{1}{2}}


Agora, faremos a mesma coisa com o triângulo DEF, igualando o determinante a 1, pois só assim os dois terão as áreas iguais. Assim achamos o valor de K.

D = \begin{vmatrix}
2 & 4 & 1 \\ 
3 & 8 & 1 \\ 
k & 1 & 1
\end{vmatrix}
\\\\\\
D = \begin{vmatrix}
2 & 4 & 1 \\ 
3 & 8 & 1 \\ 
k & 1 & 1
\end{vmatrix}\left.\begin{matrix}
2 & 4 \\ 
3 & 8 \\ 
k & 1
\end{matrix}\right|
\\\\\\
D = (2 \cdot 8 \cdot 1) + (4 \cdot 1 \cdot k) + (1 \cdot 3 \cdot 1) - (1 \cdot 8 \cdot k) - (2 \cdot 1 \cdot 1) - (4 \cdot 3 \cdot 1)
\\\\
16+4k + 3 - 8k-2-12 = 1
\\\\
4k-8k = 1-16-3+2+12
\\\\
-4k = -4
\\\\
k = \frac{-4}{-4}
\\\\
\boxed{\boxed{K = 1}}

Este deve ser o valor de K.

\boxed{\text{Alternativa B}}
3 5 3
2013-10-12T16:18:43-03:00
ABC =

2 3 1 2 3 = 8+12+18 - 16 - 12 - 9 =  
3 4 1 3 4        38  - 37
4 6 1 4 6             1

DEF:

2 4 1 2 4 = 16+4k+3 - 8k-2-12 = 1
3 8 1 3 8     19 - 4k -14 = 1
k 1 1 k 1      5 - 4k = 1
                    -4k = 4 
                        k = 1

letra B