Respostas

A melhor resposta!
2013-10-13T15:11:31-03:00
A principal razão foi a formação do estado nacional português  já que Portugal diferentemente da Espanha e da Inglaterra se centralizou  primeiro focando-se nas navegações enquanto os outros dois se atrasaram pois estavam envolvidos em guerras.
39 4 39
por que não deu mais pontos na pergunta.
2013-10-13T19:11:18-03:00
Bom Portugal como se situa em litoral facilitou a saída .
Pois foi um país que só ele tinha um rei absolutista unificação de todo o país 
não tinha guerra interna, e só tinha um objetivo: chegar nas Índias, e tinha interesses na burguesia do rei do clero na descoberta de novas terras! 
18 3 18