Respostas

A melhor resposta!
2013-10-13T18:48:41-03:00
Para começar tem que fazer a distributiva dos parênteses:

(660/y).y + (660/y).5 - 15.y - 15.5 = 680
660 +3300/y -15.y -75 = 680
3300/y -15y = 680 +75 -660 
3300/y -15y = 95  (agora multiplicando todos os termos da equação por y)
3300 - 15y² = 95y
ou
15y² + 95y - 3300 = 0 (equação do segundo grau)

delta = 9025 - 4.15.(-3300)
delta = 207.025
raiz (delta) = 455
Y1 = (-95 + 455)/2.15 = 12
Y2 = (-95 - 455)/2.15 = 18,333

A solução que vai dar certo é a primeira (y=12)
abraço

1 5 1
2013-10-13T22:36:18-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
  (660/y - 15).(y+5) = 680

  660. y + 3300 - 15y - 75 = 680
      y             y
     660y + 3300 - 15y^2 - 75y = 680y
      -15y^2 -75y-680y+660 + 3300 = 0
      - 15y^2 -95y + 3300 = 0 (-1)
           15y^2 + 95y - 3300 = 0

delta= 95^2 - 4.15.(-3300)= 9025+198000=207025
                                  
y= 95 +/-V207025      = 95 +/- 455
           2.15                            30

y1 =- 95+455 ==y1= 360==>y1= 12
            30                   30                
y2 = -95-455 ==y1= -555==>y2= - 111
            30                   30                       5