Nada tenho a dizer aos que gostam de ler. Eles já sabem. Mas tenho a dizer a quem não gosta. Pena que, por não gostar de ler, é provável que não leia isto: "Você não sabe o que está perdendo."

Ler é uma das maiores fontes de alegria. Claro, há livros chatos. Não leia. O escritor argentino Jorge Luis Borges dizia que, se há tantos livros deliciosos, por que gastar tempo lendo um que não dá prazer? Na leitura, fazemos turismo sem sair de casa, gastando menos dinheiro e sem correr riscos.

O Sho-gun me levou pelo Japão do século 16, em meio a ferozes samurais e sutilezas do amor oriental. Cem Anos de Solidão, que reli faz meses, me produziu espantos e ataques de riso. Achei que Gabriel García Márquez deveria estar sob efeito de alucinógeno.

Lendo, você experimenta seu mundo fantástico sem precisar de "aditivos". É isso: quem lê não precisa de alucinógeno. Nunca tinha pensado nisso. A poesia do Alberto Caeiro me ensina a ver, me faz criança e fico parecido com árvores e regatos. Agora, essa maravilha de delicadeza e pureza, do Gabriel velho, com dores no peito e medo de morrer: Memórias de Minhas Putas Tristes. Li, ri, me comovi, fiquei leve e fiquei triste de o ter lido, porque agora não poderei ter o prazer de lê-lo pela primeira vez. Pena que você, não-leitor, seja castrado para os prazeres que moram nos livros.
Mas, se quiser, tem remédio.
1- NESSE TEXTO o autor defende que
a- a leitura permite que as pessoas se interessemm por lugares para onde devem viajar
b- as pessoas que nao gostam de ler reconhecem o prazer do contato com os textos
c- os leitores que interagem com os textos experimentam diferentes sensacoes
d os livros que se tornam chatos sao os que fazem os leitores perderem tempo precioso

1

Respostas

2013-10-13T19:26:42-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Vamos analisar as alternativas:

a- a leitura permite que as pessoas se interessem por lugares para onde devem viajar.   [Alternativa errada, pois isso não é dito no texto]

b- as pessoas que não gostam de ler reconhecem o prazer do contato com os textos. [Alternativa errada, pois isso não é dito no texto]

c- os leitores que interagem com os textos experimentam diferentes sensações [Alternativa correta, pois a leitura permite experimentar diversas emoções e pensamentos, ao nos colocarmos no lugar da personagem]

d os livros que se tornam chatos são os que fazem os leitores perderem tempo precioso 
[Alternativa errada, pois isso não é dito no texto]
1 5 1