Identifique o objeto indireto das orações:

a) Agora daremos uma resposta aos alunos.

b) Escolhi um otimo lirvro para voçê.

c) Marta comprou-me um presente.

d) Não preciso disto.

e) Os bebês alegravam a casa neste momento.

f) Ofereceu um lápis aos seus amigos.

------------- Mais uma vez que puder me ajudar Agradeço, está e a ultima questão-----------

2
pode ser direto indireto?
Não só identificar os Objeto indireto.

Respostas

2013-10-13T22:09:11-03:00
A -  aos alunos
b - para você
c - me
d - disto
e - (não  identifiquei)
f - aos seus amigos
1 4 1
A melhor resposta!
2013-10-13T23:09:46-03:00
A) aos alunos.
b) para você.
c) me. (quem compra, compra algo e para alguém).
d) disto. De + Isto
e) neste momento. Em + O + Este = No + Este = Neste
 f) aos seus amigos.

2 4 2
Bowlt, o verbo alegrar não pede um complemento regido por EM. Eu chamaria neste momento de adjunto adverbial...
Obrigada Bowlt, Obrigada Aline Pela dica :)
Aline, pensei em adjunto adverbial de tempo tbm... Mas como não tinha mais outra coisa p/ ser obj. ind., coloquei logo ele.