Respostas

2013-10-14T18:31:49-03:00
Para encontrar o termo de uma P.G., utiliza-se a seguinte forma: an = a1.q elevado a n-1. Onde an é o último termo, a1 é o primeiro termo, q é a razão e n é o número de termos
Para determinar a razão, faz-se q=a2/a1
a2 = 27 e a1 = 81
Então q = 27/81
q = 1/3
O termo que você deseja achar é o 9, ou seja, o a9, e o número de termos, como você quer encontrar o nono é 9. Assim:
a9 = a1.q elevado a n-1
a9 = 81.1/3 elevado a 9-1
a9 = 81.1/3 elevado a 8
a9 = 81.1/6561
a9 = 1/81
O nono termo é 1/81

6 4 6
A melhor resposta!
2013-10-14T18:34:11-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Onde o a1=81
Razão =81/27=3  razão 3



an=a1. q^{n-1}  
an=81. 3^{9-1}  
an=81. 3^{8} 
 an=81.6561  an=531441

Espero ter ajudado
3 4 3
Obrigado pela melhor resposta,abraços :)
Posso só levantar uma questão? Como a razão é 3 se a P.G. é decrescente?