Respostas

A melhor resposta!
2013-10-15T14:25:59-03:00
Esses tratados  davam a Inglaterra amplos benefícios alfandegários sobre a venda de seus produtos.
Além disso, a Inglaterra pretendia que o Brasil abolisse o tráfico de escravizados. Assim a população brasileira passaria a ser composta por trabalhadores livres, garantindo mercado consumidor para os produtos ingleses.
3 3 3
Eu ficaria feliz com algumas estrelinhas pela resposta...Não que eu esteja pedindo, só se você quiser... kkkk u.ú :)
Atá, vou fazer isso agora, e obrigada por responder a minha pergunta' kkkkkk' :)
2013-10-15T14:48:10-03:00
Quando Napoleão Bonaparte seguiu em direção à Portugal devido ao desrespeito do Bloqueio Continental, D. João IV contou com apoio inglês para transmigrar com a família real para o Brasil (até então colônia portuguesa). Os ingleses emprestaram embarcações, escoltaram a viagem da família real e ainda forneceram apoio militar em Portugal. A ajuda inglesa, no entanto, não foi gratuita. Se deu por meio da abertura dos portos brasileiros para o comércio exterior com as nações amigas, a anulação da proibição das manufaturas no Brasil (permitindo assim a instalação de indústrias). Apesar disso, o desenvolvimento da atividade industrial não se concretizou devido à dominação inglesa do mercado consumidor brasileiro (através da qualidade e do preço baixo de suas mercadorias). 
Para sacramentar a mudança econômica brasileira (o Brasil agora iniciava ma economia liberal), Portugal e Inglaterra assinaram o Tratado de Cooperação e Amizade (1810), que confirmou a abertura dos portos brasileiros às demais nações e garantia vantagens para a Inglaterra. O Tratado determinava que os ingleses pagariam 15% de imposto sobre as suas mercadorias importadas pelo Brasil, enquanto Portugal pagaria 16% e as demais nações, 24%. Desta forma, a hegemonia britânica foi garantida sobre o mercado consumidor brasileiro.
Além disso, segundo o Tratado, ingleses incriminados em terras portuguesas só poderiam ser julgados sob a presença de alguma autoridade britânica e sob as leis da Inglaterra. Por outro lado, se um português fosse acusado em terras inglesas, seria julgado com base nas leis da Inglaterra. 
As consequências do Tratado:
Para o Brasil: Economia mais dinâmica e liberal. Acesso a novas mercadorias. Redução do custo de vida.
Para Portugal: Fim dos lucros obtidos com a colônia brasileira.
Para Inglaterra: Incremento de sua receita e conquista de mais uma área de influência econômica.
2 3 2