Respostas

2013-04-03T17:20:45-03:00

A necessidade de procurar explicar o mundo dando-lhe um sentido e descobrindo-lhe as leis ocultas é tão antiga como o próprio Homem, que tem recorrido para isso quer ao auxílio da magia, do mito e da religião, quer, mais recentemente, à contribuição da ciência e da tecnologia. Mas é sobretudo nos últimos séculos da nossa História, que se tem dado a importância crescente aos domínios do conhecimento e da ciência.E se é certo que a preocupação com este tipo de questões remonta já à Grécia antiga, é porém a partir do séc. XVIII que a palavra ciência adquire um sentido mais preciso e mais próximo daquele que hoje lhe damos. É também sobretudo a partir desta época que as implicações da atividade científica na nossa vida quotidiana se têm tornado tão evidentes, que não lhe podemos ficar indiferentes. O que é o conhecimento científico, como se adquire, o que temos implícito quando dizemos que conhecemos determinado assunto, em que consiste a prática científica, que relação existe entre o conhecimento científico e o mundo real, quais as conseqüências práticas e éticas das descobertas científicas, são alguns dos problemas com que nos deparamos frequentemente. Diante desses questionamentos, este trabalho pretende fazer um apanhado geral acerca da Teoria do Conhecimento, suas correntes e representantes, de modo que se torne mais fácil a sua compreensão.

3 4 3
A melhor resposta!
2013-04-03T17:30:24-03:00


O conhecimento é o resultado da relação entre o sujeito que o conhece e o objeto a ser conhecido. Usando o conceito de sujeito, o conhecimento se dá através daquilo que o homem adquire, ou seja, o conhecimento nunca é cem por cento virgem, o saber é adquirido e acumulado pelo homem com o tempo, levando em consideração que cada um está em um circulo de pessoas e culturas diferentes.  
O processo de conhecimento através do objeto nos mostra que se algo muda constantemente, não posso ter conhecimento exato de certo objeto, ou seja, nem sempre as coisas são o que parecem ser.
O conceito de pensamento ocorre por etapas, por uma junção de ideias juízos e raciocínios que levam a determinada conclusão, ou seja, antes de agir a pessoas começa a refletir sobre todo conhecimento que ela acha que é verdade. Se pensarmos no conceito da verdade enquanto conjunto de crenças aceitas pelos indivíduos em um determinado local e tempo ajudando a compreender e real e agir sobre ele, em um determinado momento  as pessoas são levadas a questionar e procurar saber se a verdade é verdadeira

3 4 3