Respostas

A melhor resposta!
2013-10-15T19:16:41-03:00
Após a destruição provocada pela 2° Guerra Mundial(1939-1945) surge a necessidade de uma união cada vez mais estreita entre os povos da Europa,tendo como objetivo preservar a paz e a prosperidade. 
Desta forma,revelou-se necessário criar um grupo ou comunidade que reunisse esforços, ideias e bens,para abordar problemas comuns e assim obter melhores condições de vida.
Espero ter ajudado ;)
3 5 3
2013-10-15T21:56:53-03:00
Depois da Segunda Guerra Mundial ressurgiu a velha ideia de unir os países da Europa para, todos juntos, resolverem os problemas comuns. os primeiros a apresentar propostas foram um político francês chamado Robert Schuman e um empresário, também francês, chamado Jean Monnet. 
Para reconstruir a Europa era necessário fabricar o aço indispensável à indústria: ora, nessa época a principal fonte de energia era o carvão. Como a França tinha fábricas de aço e a Alemanha minas de carvão, Jean Monnet propôs que gerissem esses bens em conjunto e os governos concordaram.

Em Abril de 1951 assinou-se o Tratado de Paris que criou a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço. Faziam parte desta Comunidade a França, a Alemanha, a Bélgica, a Holanda, a Itália e o Luxemburgo.

Em 1957, os seis países resolveram alargar o acordo e assinaram o Tratado de Roma. Nessa altura passou a haver três comunidades:

- a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (C. E. C. A.);

- a Comunidade Europeia de Energia Atómica (C. E. E. A.);

- a Comunidade Económica Europeia (C. E. E.).

A C. E. E. tinha como objectivo criar um Mercado Comum, ou seja, facilitar bastante as trocas comerciais entre os diferentes países. Além disso passaram todos a seguir as mesmas regras no comércio com os outros países do mundo. 

Os agricultores começaram a receber apoios para poderem melhorar as condições de produção. Ao conjunto de novas regras estabelecidas para a agricultura chamou-se Política Agrícola Comum (P. A. C.).

A pouco e pouco, outros países quiseram aderir, juntando-se ao grupo inicial.

Com o objectivo de beneficiar os países e as pessoas, foram-se incluindo outros assuntos nos tratados que se assinaram posteriormente.

Em 1979 os países da C. E. E. verificaram que, se estabelecessem limites para a flutuação dos valores das moedas nacionais, não conseguiam formar um verdadeiro bloco unido, pois continuavam a fazer concorrência uns aos outros.