Respostas

A melhor resposta!
2013-10-15T20:17:12-03:00
É uma estrutura externa do caule, formada do tecido morto, que permite a entrada do O2 para os tecidos vivos, formado por células do parênquima no caule.
1 5 1
2013-10-15T20:18:44-03:00
Lenticelas são órgãos de arejamento encontrados nos caules. Pequenos pontos de ruptura no tecido suberoso, que aparecem como orifícios na superfície do caule e fazem contato entre o meio ambiente e as células do parênquima. Quando observadas macroscopicamente, apresentam aparência de pequenas cicatrizes na região exterior do caule. Há um consenso de que as lenticelas auxiliam nas trocas gasosas, uma função que a periderme não poderia realizar pelo acúmulo de suberina. Lenticelas são produzidas no caule de algumas espécies se o solo é repentinamente alagado.Ocorrem especialmente em certos caules, sob a forma de pequenas fendas no tecido suberificado. Sob essas fendas há células também suberificadas e células de preenchimento (parênquima) com grandes espaços entre elas. Isto garante a troca de gases entre a planta e o meio.
3 5 3