Respostas

A melhor resposta!
2013-10-16T11:20:34-03:00
Usamos a fórmula de dilatação linear. dL = Lo.a.T
dL = variação do comprimento
a = coeficiente de dilatação linear
Lo = comprimento inicial
T = Variação da temperatura

dL = 100.17.10^-6.(30-20)
dL = 17.10^-3 m
ou
Variação será de 0,017 m (equivalente a 1,7 cm)
Abraço
4 4 4
2013-10-16T11:33:10-03:00
Dilatação térmica linear:

\boxed{\Delta_L= \alpha .L_0.\Delta_\Theta}

\Delta_L=17.10 ^{-6} .100.(30-20)\\\Delta_L=17.10 ^{-6}.100.10\\~\Delta_L=17.10 ^{-6}.10^3\\~\Delta_L=17.10 ^{-3} \\~\Delta_L=0.017~m

Lembrado que Delta L é a variação, Alpha é o coeficiente e Delta Theta é a variação da temperatura 
3 4 3