Respostas

2013-10-16T17:39:05-03:00
Olá.

Seguinte: A Ideologia é um sistema de idéias, de símbolos, de critérios, e de atitudes que têm uma coerência entre si, de tal modo que se distingue e mesmo se opõe a outro sistema de idéias, etc. Toda ideologia serve para acolher, selecionar e controlar a informação. Embora a ideologia participe de toda a cultura humana, nem por isso se confunde com esta. 

Ex: Comunismo, anarquismo, socialismo, fascismo, nazismo, entre outros. 

Eu sou anarquista e sigo seus ideias e princípios. (: Funcionaria bem aqui no Brasil se fosse imposta, uma pena que é proposta e nunca imposta. Enfim, espero ter ajudado!
2013-10-17T12:59:35-03:00
Ideologia é um conjunto de idéias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais.
Exemplos de Ideologia:

- Ideologia fascista: implantada na Itália e Alemanha, principalmente, nas décadas de 1930 e 1940. Possuía um caráter autoritário, expansionista e militarista.
- Ideologia comunista: implantada na Rússia e outros países (principalmente do leste europeu), após a Revolução Russa (1917). Visava a implantação de um sistema de igualdade social.
- Ideologia democrática: surgiu em Atenas, na Grécia Antiga, e possui como ideal a participação dos cidadãos na vida política.
- Ideologia capitalista: surgiu na Europa durante o Renascimento Comercial e Urbano (século XV). Ligada ao desenvolvimento da burguesia, visa o lucro e o acumulo de riquezas.