Respostas

2013-10-16T22:47:26-03:00
Claro que sim. Temos como exemplo as manifestações desse ano no Brasil, que foram todas combinadas e planejadas na rede social chamada Facebook. As redes sociais servem para perdermos tempo, mas também servem para muita coisa boa, se usadas corretamente, o que é raro.
2013-10-16T23:30:07-03:00
As redes sociais atualmente podem sim ser consideradas um instrumento de mobilidade social, visto que nas manifestações de Junho deste ano, favoreceu para divulgação e organização do que aconteceria para marcar a história do país. Através dela muitos jovens movidos pelo sentimento de contestamento e de insatisfação se reuniram e foram as ruas, mas não pode ser visto como indispensável pois o povo tem força independente das redes e é capaz de fazer novas mobilidades sem utilizar esse meio, apesar de ser eficiente e prático,e de ter se tornado habitual seu uso.

Exemplos de manifestações que tiveram seu objetivo atingido, conseguindo grande número de pessoas engajadas sem o uso das redes sociais foi o Impeachment de Collor e o Diretas Já.