Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-10-17T01:14:09-03:00
Nasce na Rússia o proletariado infustrial e se desenvolve a oposição ao czarismo, a Rússia era ainda um país agrário com esmagadora maioria de camponeses em sua população. Era governada por uma monarquia absolutista-o czarismo, enquango isso em outros países industrializados reinava a democracia, com a industrializaçäo surgiu uma classe operária urbana relativamente numerosa, que eram colocados em péssima condição de trabalho, com baixos salários, jornada de trabalho de onze horas diárias.
mencheviques (minoria) suas correntes se inspiravam nas idéias de Karl Marx e Friedrich Engels, os mencheviques acreditavam que a revolução a ser feita na Rússia deveria ser dirigida pela burguesia.
os bolcheviques (maioria) eram liderados por Vladimir Ilitch Ulianov - conhecido como Lenin, os bolcheviques argumentavam que a revolução deveria ser dirigida pela classe operária em aliança com os camponeses, pois a burguesia não tinha interesse em promover mudanças revolucionárias no país.
o domingo sangrento foi um massacre que ocorreu em 22 de janeiro de 1905, mediante uma crise, que originou fome e conflitos.

1 5 1