“Para o professor Lauro de Oliveira Lima a vinda da Família Real representou a verdadeira "descoberta do Brasil". Ainda segundo o professor Lauro, a 'abertura dos portos', além do significado comercial da expressão, significou a permissão dada aos 'brasileiros' (madereiros de pau-brasil) de tomar conhecimento de que existia, no mundo, um fenômeno chamado civilização e cultura" (Idem).
Em 1820 o povo português mostra-se descontente com a demora do retorno da Família Real e inicia a Revolução Constitucionalista, na cidade do Porto. Isto apressa a volta de D. João VI a Portugal em 1821. Em 1822, a 7 de setembro, seu filho D. Pedro I declara a Independência do Brasil e, inspirada na Constituição francesa, de cunho liberal, em 1824 é outorgada a primeira Constituição brasileira. O Art. 179 desta Lei Magna previa a "instrução primária e gratuita para todos os cidadãos".
Em 1823, na tentativa de se suprir a falta de professores institui-se o Método Lancaster, ou do "ensino mútuo", onde um aluno treinado (decurião) ensina um grupo de dez alunos (decúria) sob a rígida vigilância de um inspetor”. (Disponível em: < http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb05.htm>. Acesso em: set.. 2013)Segundo o texto, pode-se afirmar que:
Escolher uma resposta.a. ainda que estivesse na Constituição, ninguém acreditava na importância da extensão da instrução para todos os cidadãos.b. embora a Constituição de 1824, de inspiração liberal, estabelecesse que a instrução primária deveria ser oferecida gratuitamente para todos os cidadãos, tal preceito enfrentava muitos problemas para ser colocado em prática, dentre eles a falta de materiais didáticos para todos os alunos.c. ainda que a primeira Constituição de nosso país estabelecesse o compromisso com a oferta de instrução primária gratuita para todos os cidadãos, a falta de professores, dentre outros dificuldades, constituiu um dos motivos que impediu que o preceito constitucional fosse colocado em prática.d. o preceito constitucional de 1824, que previa a oferta de instrução primária para todos os cidadãos, foi cumprido no decorrer do Império.
Question2Notas: 1Com relação ao denominado “Sistema S”, responsável por gra

1

Respostas

2013-10-18T17:01:04-03:00
.c. ainda que a primeira Constituição de nosso país estabelecesse o compromisso com a oferta de instrução primária gratuita para todos os cidadãos, a falta de professores, dentre outros dificuldades, constituiu um dos motivos que impediu que o preceito constitucional fosse colocado em prática
14 2 14