Várias são as correntes teóricas da psicologia na prática educativa o que reflete a direção empreendida na compreensão do sujeito e nos processos referentes à aprendizagem. Encontramos na perspectiva ambientalista, cuja matriz é a filosofia positivista baseada na premissa da tabula rasa, a explicação de que o conhecimento é determinado socialmente mediante estímulos presentes no ambiente em situações controladas. Nesse modo de entender, o processo ensino-aprendizagem fica reduzido a uma visão reprodutiva e associacionista na qual os valores são dados socialmente ao aluno pelo professor, sendo o aluno considerado mero receptor passivo que em função de processos de recompensa, acumula conhecimentos e se torna um ser pensante. Essa corrente teórica postula a educação num modelo de ser humano com comportamentos uniformes e possíveis de manipulação e controle em função do reforço, ou seja, os professores seriam condicionadores e os alunos treináveis como meros autômatos, desprovidos de fantasias, imaginação, desejos e sentimentos.

De acordo com a abordagem em que se fundamenta o texto acima, pode-se afirmar que se trata

Escolher uma resposta. a. da Psicanálise b. do Behaviorismo c. do interacionismo d. da Gestalt

1

Respostas

2013-10-18T03:11:53-03:00
Embora não concordar com nada a que se refere o texto e sem tentar comentar senão não vai dar certo, O modelo do ensino aprendizagem esta sendo transformado em monopólio mental. Quando tentamos mudar o sistema educacional no Brasil, esbarramos na legislação existente que até parece um inferno. Buscar o aluno como receptor, esta virando moda e não muda nada em relação ao ensino tradicional.

Abraços !!!

21 2 21