Respostas

2013-10-18T10:46:24-03:00
A luz possui característica dual. Essa particularidade significa que a luz pode se comportar tanto como uma onda eletromagnética, quanto um feixe de partículas.

Em geral, no ensino médio por exemplo, a luz é estudada como sendo uma onda eletromagnética, isso significa que ela tem características comuns às ondas em geral. Por exemplo, a luz possui comprimento de onda e frequência.

A velocidade de propagação da luz é constante, cerca de 3,0.10^8 m/s, e ela se propaga sempre em linha reta. Outra característica da luz é que ela pode ser policromática ou monocromática.
Um feixe de luz visível policromático possui vários comprimentos de onda (várias cores) enquanto que um feixe de luz monocromático possui apenas um comprimento de onda (uma cor). Um feixe de luz policromático pode ser dividido em seus comprimentos de onda (como um arco íris) esse efeito é chamado de dispersão luminosa.

Um feixe de luz, apesar de se propagar retilineamente, pode alterar a direção de propagação quando atravessa meios diferentes, esse efeito é chamado de refração. 
Enfim, existe muito mais informações sobre a luz, entretanto essas podem ser consideradas como as básicas.
Abraço


2013-10-18T10:54:43-03:00
Absorção, reflexão  e transmissão .