Os répteis foram os primeiros vertebrados a conquistar, com sucesso e definitivamente, o ambiente terrestre. Isto porque desenvolveram algumas características adaptativas, tais como: presença de casca calcária envolvendo o ovo e pele impermeável, seca, sem glândulas, revestida por escamas epidérmicas (nas cobras e lagartos), por placas córneas (nos crocodilos e jacarés) ou ainda por placas ósseas (nas tartarugas), formando uma carapaça que protege o animal contra a desidratação.
A impermeabilização da pele ocorreu graças à intensa produção de uma molécula protéica, a queratina, a grande novidade bioquímica produzida em grande quantidade pela epiderme dos répteis, fato que se repetirá também nas aves e nos mamíferos. Na verdade, na pele dos anfíbios, essa molécula já existe, só que em pequeníssima quantidade, sendo incapaz de tornar a pele impermeável à água e aos gases da respiração.
o é sobre os repteis

Respostas

2013-10-19T17:37:37-03:00
 A  impermeabilização da pele, carapaças, escamas e placas córneas, a respiração pulmonar; possibilitando a captação do ar em ambiente gasoso, esqueleto mais forte; sistema muscular mais complexo e sistema nervoso central melhor desenvolvido, o desenvolvimento destes três sistemas possibilita o equilíbrio e a sustentação do animal em meio terrestre, excreção urinária concentrada; essa adaptação é necessária para evitar a perda de grande quantidade de água, reprodução com fecundação interna, desenvolvimento direto, ovos com cascas e anexos embrionários; a cópula pode acontecer em ambiente aquoso .
3 3 3