E-mail: um gênero textual só para adultos?

Para os jovens, o e-mail é uma forma para alcançar os mais velhos (os pais, professores ou chefes) ou para receber um arquivo anexado.

A ferramenta vem perdendo espaço na vida da moçada: segundo pesquisa da norte-americana Pew Internet & American Life Project, 26 % dos jovens preferem se comunicar por mensagens instantâneas e 7% por torpedos (mensagens de texto enviadas pelo celular).

O e-mail fica em terceiro lugar (5%). Apenas 2% dos entrevistados disseram que preferem um encontro pesooal para dar o recado.

Quais são as características do e-mail? Respondam considerando os seguintes critérios: finalidade do gênero, perfil dos interlocutores, suporte ou veículo, tema, estrutura, linguagem.

Ficarei muito grato por quem me ajudar, agradeço desde já!

2
As respostas demonstram muito bem a tese do texto. os mais jovens vêem o email como um "celular piorado" na internet, quando na verdade ele é um serviço de correios na internet O gênero email está muito mais próximo dos gêneros carta e telegrama do que do gênero conversação.
Eu só verifico minhas caixas de entrada (no gmail e na portaria do prédio) uma vez ao dia e odiaria ser "notificada" a cada bobagem que chega. Não é questão de dificuldade, é questão de "finalidade do gênero". O suporte é digital, não há tema fechado, mas por seguir a estrutura de carta deve ser um texto que passa uma informação ou faz uma solicitação que não exija uma atitude imediata, visto que a comunicação é assíncrona.

Respostas

2013-10-20T11:29:39-02:00
O e-mail é uma espécie de ''celular'' na internet.A estrutura do e-mail é ótima e prática.Mas sua desvantagem é que no celular as pessoas ficam ligadas nas mensagens e o-levam para qualquer lugar,já no e-mail você precisa estar no computador e ter certeza que a outra pessoas tambem está.

2013-10-20T12:08:09-02:00
E-mail é uma ferramenta de comunicação nao muito ultilizada nos dias de hoje ja que vem perdendo lugar para os meios de comunicação mais práticos como o celular. Sua praticidadr vem sido questionada ja que para ter acesso as pessoas tem que entrar no e-mail e verificar se tem algo novo que ainda nao tenha lido, além de ter varias propagandas desnecessárias que fazem com que nós percamos tempo e interesse para ver todo o conteúdo que chegou para nós. Ja com o celular nao podemos dizer que há esse problema, uma vez que as mensagens são instantâneas e a pessoa recebe uma notificação quando a mensagem chega para ela, poupando-a da parte de verificar toda hora, e tambem o número de mensagens de propagandas ou de avisos da operadora é mínimo se comparado aos avisos publicitários com vírus que vem nos é-mails. Tal meio de comunicação é mais usado por adultos uma vez que os mesmos cresceram em uma época onde a tecnologia era restrita, fazendo com que tenham uma dificuldade maior em aprender à usar os recursos do celular, diferentemente dos jovens de hoje em dia, que já nasceram cercados de tecnologia, dando para eles uma certa facilidade em usar tais recursos.
Lembrei de uma menina 15 anos a menos que eu, pedindo ajuda para anexar um currículo ao email. Se a molecada é tão mais descolada assim, ela não deveria ter que me pedir ajuda, né? Não é idade, é hábito e prática :p Ah , tem app de email "mobile e notificante", caso alguém quiser ser perturbado por ele a qualquer momento!