Respostas

2013-04-04T13:56:11-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

A Guerra Fria, apesar do nome Guerra, foi um periodo em que o mundo passou a ser Bipolar, ou seja, de um lado (Ocidente) os EUA com o Capitalismo e do outro(Oriente) a URSS com o Socialismo.

Esse periodo foi marcado por intensos conflitos tecnologicos, porem nao teve nenhuma guerra.

7 4 7
2013-04-04T15:26:29-03:00

A Guerra Fria teve início logo após a Segunda Guerra Mundial, a fim de estabelecer uma disputa do poder político, economico e militar, entre Estados Unidos e a antiga União Soviética.

De um lado estava os Estados Unidos no auge do seu capitalismo, com desenvolvimento de armas, bases militares, produtos de bens de consumo duráveis ou não... afim de difundir pelo mundo suas idéias e serviços em um mundo globalizado onde só visava o lucro.

E do outro lado estava a União Soviética( atual União Européia) contra um sistema político e com idéias totalmente contrapostas às do EUA. Tinha em seu sistema político, o socialismo, que minimizava os poderes democráticos da populaçao que de certa forma tinham sua liberdade mais restrita; e aos poucos foi enfraquecendo devido a vários embates políticos, e hoje existem pouquíssimos países que ainda seguem o sistema parcialmente, como, Cuba e Coréia do Sul, mas nenhum com regimes socialistas integrais. Pois, o planeta se globalizou e constantemente atualiza-se de um modo geral seguindo os princípios capitalistas e da necessidades do constante desenvolvimento.

4 4 4