Para produzir um determinado brinquedo uma fabrica gasta 20 reais por unidade, além disso há um custo de produção fixo de 1550, independentemente da quantidade produzida .O preço de venda é de 30 reais por unidade.
qual será o minino de unidades que deverão ser vendidas a partir do qual a empresa começara o lucro?

2

Respostas

2013-10-20T19:35:20-02:00
p(x)=20x+1550=30x
10x=1550
x=155

A empresa vai começar a ter lucro a partir do 156° brinquedo! :)
A melhor resposta!
2013-10-20T19:45:00-02:00
Observe:
>chamaremos as unidades produzidas de "X".
>sabendo que 1550 reais é um custo que independe da quantidade "X" de unidades produzidas, então:
30.X ---> preço de venda e quanto mais vender mais sera o lucro.
1550 + 20.X ----> dinheiro gasto na produção.
Obs: haverá um tempo em que o lucro vai ser zero, então:
L ---> lucro
L(X) = 30.X - (1550 + 20.X)
0 = 30.X - 1550 - 20.X
X =155 unidades produzidas para que não tenha lucro.
Logo:
Se a fabrica produzir 1 unidade a mais já vai passar a ter lucro.
Provando o resultado.
L(155 + 1) = 30.156 - (1550 + 20.156)
L(156) = 4680 - 4670
L(156) = 10 reais
Quantidade mínima produzida para haver lucro: 156
Qualquer dúvida pode perguntar, abraço!
1 5 1