Respostas

2013-04-04T13:17:10-03:00

 A miscigenação ocorrida em Minas Gerais entre povos indígenas, africanos e o colonizador português deixou marcas características na cultura mineira, influenciando as artes, a culinária e o folclore.

O Estado é muito conhecido por suas comidas típicas, história rica, que remonta do Brasil Colôniacarnavais. São de Minas Gerais escritores, músicos e atores importântes para a história nacional.

Um dos mais importantes acervos artísticos e arquitetônicos do Brasil colonial está abrigado nas cidades mineiras, destacando-se Ouro Preto,Mariana, Diamantina, Congonhas, Tiradentes, Sabará e São João del-Rei.

O arquiteto e escultor Antônio Francisco Lisboa, conhecido por Aleijadinho, é o nome mais importante do barroco mineiro, tanto por esculturas avulsas quanto por realizações de maior vulto, como os profetas em pedra sabão e os passos da Paixão em Congonhas e a concepção arquitetônica de igrejas como a de São Francisco de Assis em Ouro Preto. Suas obras estão presentes em diversas cidades da região do ouro.