Respostas

2013-10-20T23:00:58-02:00
O Monge e o Executivo conta a história de John Daily, um bem sucedido homem de negócios, que de repente percebe que está sendo um fracasso como chefe, pai e marido.
Tentando retomar o controle da situação, John decide participar de um retiro num mosteiro beneditino, sobre liderança. O retiro será comandado por Leonard Hoffman, um empresário americano muito influente, que abandonou tudo em busca de um novo sentido para a sua vida e se tornou um frade.
No início John Dailey e os outros cinco alunos que estão participando do seminário, reagem com um certo ceticismo diante dos conceitos apresentados pelo frade, mas com o tempo, eles se rendem à sua experiência, pois o frade ganhou fama no mundo dos negócios pela sua capacidade de recuperar empresas em crise, e transformando essas empresas em exemplos de sucesso.
O monge defende que a base da liderança é autoridade e não poder. E que essa autoridade é conquistada com amor, dedicação e sacrifício.Ele ainda reforça que respeito, responsabilidade e cuidado com as pessoas são importantes virtudes para um grande líder. Para liderar, é preciso estar disposto a servir.