Respostas

2013-10-20T23:12:03-02:00
Há 200 milhões de anos atrás todas as massas emersas da Terra estariam reunidas em um único supercontinente, denominado Pangea, envolto por um mar universal, a Panthalassa. Posteriormente essa massa continental fraturou-se em partes menores que se dispersaram em conseqüência de movimentos horizontais. Além da semelhança entre as margens dos continentes, que se encaixam como um grande quebra-cabeça, Wegener buscou evidências geológicas, paleontológicas e climáticas, particularmente nos continentes do hemisfério sul, para fundamentar sua hipótese. 

Ele acreditava que a força para impulsionar a movimentação dos continentes seria derivada das marés e da própria rotação da Terra.
2013-10-21T14:40:44-02:00
A teoria de Wegener ou Teoria da Deriva Continental foi proposta no final do século XX , A teoria é similar à teoria da tectônica de placas, poi ambas envolvem movimentação de massas continentais; porém, Wegener nunca postulou a existência de placas litosféricas nem alguma ramificação da teoria de tectônica de placas.A teoria de Wegener propunha a existência de uma única massa continental chamada Pangeia