Respostas

2013-10-24T00:38:17-02:00



O Cambriano marca um ponto importante na história da vida na Terra, é o período de tempo em que a maioria dos grupos principais de animais apareceram no registro do fóssil. Por muito tempo se considerou os fósseis do Cambriano como os mais antigos de nosso planeta, porém, atualmente foram encontrados fósseis mais antigos, que datam do período Vendiano (a última das partes dos chamados tempos Pré-Cambrianos).
1 5 1
A principal diferença entre o período Cambriano e o que chamamos Pré-Cambriano ,em termos fossilíferos, diz respeito ao corpo dos animais que, após algumas mudanças passaram a se fossilizar mais "facilmente".
Segundo Sussumu Ohno (1996), foi no cambriano que surgiu a lisil-oxidade, uma enzima responsável pela formação das fibras de colágeno. Com essa mudança os animais passaram a ter corpos maiores e mais duros que, durante o processo de fossilização, são mais difíceis de ser degradados.
Ok, até agora contei porque depois do Cambriano há mais fósseis do que antes.. mas não falei por que estes são "raros". Em parte pelo corpo que, embora tivesse sofrido as mudanças já citadas, não eram tão grandes e rígidos.
Houve, ao final do Cambriano, uma grande extinção em massa, na qual desapareceram grande parte das espécies surgidas no período e as do Pré-Cambriano.