RECEM FORMADOS E O EMPREENDEDORISMO COMO UMA OPORTUNIDADE DE CARREIRA Muitos dilemas afetam os acadêmicos que estão nos últimos semestres dos cursos de graduação, muitos tem sonhos, metas e planos, assim como inseguranças e ansiedade que permeiam essa saída da universidade para o mercado de trabalho. Em muitos casos já foi possível experienciar os afazeres profissionais e ainda realizar estágios curriculares, porém com a conclusão do curso novos horizontes são vislumbrados assim como uma nova identidade pessoal começa a ser assumida, pois deixa-se de ser acadêmico, estudante para tornar-se um profissional qualificado e atuante em seu segmento, seja na área das engenharias, farmácia, direito, psicologia, odontologia, medicina, enfermagem, agronomia, contabilidade, arquitetura, fisioterapia, área de comunicação social, educação, entre outros. Todas essas profissões são regulamentadas por lei e um diploma e o credenciamento junto ao conselho possibilitam desenvolver atividades em sua área, nesse sentido é possível perceber minimamente algumas oportunidades: Estudar para concurso público e buscar uma aprovação para ter um trabalho estável no setor público;Buscar oportunidades em empresas e organizações privadas ou do terceiro setorAbrir seu próprio escritório, consultório ou empresa.Em qualquer um desses casos é necessário um planejamento estratégico de suas ações e expectativas, aprender com pessoas que já tem experiência, ou seja, buscar ajuda e posteriormente seguir sozinho. Nesse sentido, um perfil empreendedor é útil em qualquer um dos casos. Há muitas oportunidades já consolidadas em cada ramo de atuação profissional e ainda há oportunidades inovadoras dentro de sua atuação. Nesse sentido, descreva de forma objetiva qual oportunidade tem planejado para sua carreira e, se possível, apresente alguma ideia inovadora dentro de sua área de atuação que você percebe como possibilidade de empreendimento no mundo do trabalho.

1

Respostas

2013-10-24T05:10:15-02:00
Na área da educação, e não apenas nessa área, mas em todas, deve-se estar constantemente pesquisando, estudando, a fim de acompanhar as mudanças que ocorrem no dia a dia.

Contudo, na área da educação, o plano seria, se formar e seguir os estudos com pós-graduação, e depois mestrado, a fim de se ter uma área com ampla escolha de seguimento.

Quanto a ideia inovadora, seria, ser um professor criativo, onde conquiste seus alunos com atividades dinamizadas, e com muitas experiências.

Se for para outra área, minha ideia inovadora será: que conforme as pessoas apresentam boas atitudes, esses atos, é quem falarão da pessoa, ou seja, seja sempre sincero que a pessoa se dará bem, e seus atos falarão por si.
2 1 2