Respostas

2013-10-24T18:59:47-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
As pteridófitas são plantas vasculares, como por exemplo, samambais, selaginelas, avencas, todas elas restritas à ambientes úmidos. Agora porque? Simplesmente devido a sua reprodução e sobrevivência. Na reprodução das pteridófitas é preciso a água ambiental, para que ocorra o encontro de gametas e forme o zigoto, que sofrerá meiose e posteriormente lançado ao ar. A reprodução acontece assim:

O gametófito da planta é hermafrodita, ou seja, ele possui os dois sexos, tanto masculino, quanto feminino. Ele fica no interior da planta e em época de reprodução, ele forma gametas por MITOSE. Com a água ambiental, os gametas se encontram, pois são flagelados e se movimentam, e formam assim o zigoto, que dará origem ao esporófito. Esse esporófito desenvolverá os soros, que são conjunto de esporângios, que são lançados pelo ar, e levados para bem longe, onde dependendo das condições climáticas, germinará e formará um gametófito. Lembrando que os esporos são formados por MEIOSE.
Isso dá origem ao ciclo de reprodução, que é chamado HAPLODIPLOBIONTE. 
2 3 2
2013-10-24T19:04:08-02:00
A estrutura reprodutiva destes vegetais apresenta vários arquegônios contendo a oosfera (gameta feminino), e os anterídios produzindo os anterozoides multiflagelados (gametas masculinos).

Em condições adequadas, as paredes do anterídio se rompem, liberando os anterozoides que nadam até o arquegônio, penetrando por um canal, atingindo a oosfera (este mesmo processo também ocorre nas briófitas).

O zigoto germina sobre a planta-mãe, dando origem ao esporófito dominante, que possui esporos contidos nos esporângios reunidos em soros. Esses esporos, ao germinarem, darão origem a uma nova planta-mãe (o gametófito denominado de protalo).
                             
                                            resumo
2 5 2